Paulo Neto e o desafio de implantar uma comunicação menos ufanista e focada nas ações

Significado de ufanismo: Comportamento de quem se orgulha exageradamente de algo. Este era o grande erro da comunicação da gestão do ex-prefeito Berg Lima, endeusado por quem nada entende de comunicação pública.

Achavam que estavam ajudando, mas não imaginavam eles que aos poucos alimentavam a rejeição à imagem de Berg Lima e aumentavam a desaprovação do governo. Se deixaram intoxicar pela vaidade do então prefeito e fizeram da comunicação pública um festival de horrores.

A Coordenação de Comunicação estava mais preocupada em postar fotos de Berg Lima visitando uma área alagada do que expor as ações do prefeito para resolver aquele problema pós chuva.

E era assim em tudo. Berg em primeiro lugar, depois a informação. E não se preocupavam com a análise semiótica de determinadas fotos e postagens.

Vestiram o batedor de carteira de gari e botaram ele para fingir que pintava um viaduto. Tudo para aparecer. Nas redes sociais era um festival de selfies e conversa fiada, e a população não recebia uma notícia de nada efetivo para Bayeux, só efemeridades e muita selfie.

O desafio do novo coordenador, Paulo Neto, é acabar com esse ufanismo burro, exibicionismo barato patrocinado por gente que nunca leu um livro de comunicação pública. O novo coordenador tem o dever de focar nas obras e expor menos o prefeito, pois ele não foi eleito para ser modelo, é apenas um gestor. O modelo está atrás das grades e Bayeux não quer nada parecido com aquilo.

Se preocuparam tanto em postar fotos de Berg Lima fazendo nada, que esqueceram de criar até uma marca para a gestão, que usa apenas um brasão, com desenho ultrapassado, diga-se de passagem.

Nem um slogan decente tiveram a competência de criar. Atitude e Compromisso é nome de chapa de grêmio estudantil.

Boa sorte a Paulo Neto.

Ele já sabe o que não fazer…

Comentar com Facebook

Comentários