Sociólogo afirma que Ciro Gomes é o candidato mais qualificado da esquerda

Em podcast do Estadão, o sociólogo e professor da Mackenzie, Rodrigo Prando, comentou o “papel da esquerda” nas eleições de 2018 sem uma candidatura Lula. Ele afirmou que o nome mais qualificado para a presidência no campo ideológico é o pedetista cearense Ciro Gomes.

“O Partido dos Trabalhadores tem uma militância muito aguerrida e é estruturado”, afirmou Prando, ressaltando a dificuldade de Lula se firmar como candidato em 2018. Porém, ele lembra que desde 1989 Lula é o grande personagem do PT nas eleições, não tendo o partido criado outra grande força política. “Dada esta presença superlativa do Lula no partido e no cenário político brasileiro, qualquer tentativa do PT, seja com Jacques Wagner ou Fernando Haddad, dificulta muito, o que pode transformar isso num pesadelo, porque aí diminui a bancada”.

Entre os nomes divulgados, Prando considera que Ciro Gomes é o que tem mais traquejo e inteligência política, embora seu temperamento e a quantidade de partidos por que passou possam pesar negativamente para a sua candidatura. “Aquele que me parece ter mais condições de levar um pouco do eleitorado do ex-presidente Lula é, sem dúvida nenhuma, Ciro Gomes”, sintetizou.

Comentar com Facebook

Comentários

COMPARTILHAR