Aguinaldo Ribeiro deve apresentar parecer da Reforma Tributária ainda nesta semana

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

O deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP), líder da maioria na Câmara e relator da proposta de Reforma Tributária deverá entregar o seu parecer sobre o texto ainda nesta semana.

A informação foi pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), à repórter Camila Turtelli, do Estadão, nesta terça-feira (1º).

Ainda segundo Maia, mesmo sem contar com a ajuda de partidos da base do Governo, já existem na Casa 320 votos favoráveis à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45 que visa a recuperação econômica do país.

A PEC 45 substitui 5 tributos (IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS) pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). A alíquota estimada para não alterar a arrecadação é entre 20% e 25%. A receita é compartilhada entre União, Estados e municípios.

A proposta ainda prevê cobrança não cumulativa (quem está no meio da cadeia recebe como crédito o que foi pago pelo fornecedor) e com desoneração de investimentos e exportações. Haveria ainda um tributo federal seletivo sobre cigarros e bebidas.

Manifesto

Recentemente, 72 entidades do setor de serviços lançaram um manifesto se posicionando contra a votação este ano da reforma tributária pedindo mais tempo para discutir a proposta em 2021.

No manifesto, elas acusam as lideranças políticas, que anunciaram a “imediata” aprovação do parecer da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45, em tramitação da Câmara, de estarem interditado o “indispensável” debate público.

O manifesto alerta que somente com a publicação do parecer do relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), é que se saberá quais os contornos da proposta em tramitação. O documento pede que se dê tempo suficiente para que todos possam analisar “à exaustão” o parecer da proposta. (Clique aqui para conferir detalhes sobre o assunto)

Comentar com Facebook

Comentários

Notícias relacionadas
Deputado João Henrique morre por complicações da Covid

Deputado João Henrique morre por complicações da Covid

Morreu na tarde desta terça-feira (12) o deputado estadual João Henrique (PSDB), aos 77 anos, por complicações da covid-19. A…
Ruy garante investimento para construir novo hospital filantrópico em Campina Grande

Ruy garante investimento para construir novo hospital filantrópico em Campina Grande

Como parte das ações do deputado federal Ruy Carneiro para fortalecer a saúde da Paraíba, o Hospital Help, em Campina…
Cícero Lucena anuncia mais seis nomes da sua equipe de auxiliares; veja os nomes

Cícero Lucena anuncia mais seis nomes da sua equipe de auxiliares; veja os nomes

O prefeito eleito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), anunciou nesta sexta-feira (11), no seu perfil do Instagram (@cicerolucena), mais…
FIM DE GESTÃO: Prefeitura de João Pessoa está recapeando a avenida Epitácio com asfalto sonrisal

FIM DE GESTÃO: Prefeitura de João Pessoa está recapeando a avenida Epitácio com asfalto sonrisal

Na tentativa de levar a cunhada para o 2° turno, o prefeito Luciano Cartaxo resolveu recapear diversas vias de João…

Siga-nos Facebook