Cássio reforça mobilização em favor dos agentes comunitários de saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Aliado de primeira hora dos agentes comunitários de saúde e endemias pela conquista de direitos como fixação da data-base, aumento salarial e regras claras de atuação, o senador Cássio Cunha Lima teve um encontro nesta sexta-feira (01) com os representantes da categoria na Paraíba, promovido no município de Itabaiana. O Estado conta hoje com mais de 12 mil agentes comunitários de saúde e endemias.

Cássio prestou contas de seu trabalho como relator da Medida Provisória 827, que trata das demandas dos profissionais de saúde, e adiantou que irá atuar para atendê-las. No encontro, os agentes também agradeceram o voto de Cássio pela derrubada dos vetos do Presidente Michel Temer, que poderiam prejudicar o atendimento à população.

“Tenho sido uma voz em defesa dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias já há algum tempo. Agora, como relator da MP-827, o grande objetivo é buscar a fixação de uma data-base para a categoria e também um reajuste do piso salarial, com recursos do orçamento federal, para recompor as perdas dos últimos 4 anos”, afirmou o senador durante o encontro.

Para Cássio, a derrubada dos vetos de Temer fortaleceu os agentes de saúde e endemias, por não permitir, por exemplo, a exigência de que o profissional deva residir na comunidade em que trabalha, o que dificultaria ainda mais o atendimento às famílias.

“Agora, é hora de avançar na conquista de direitos fundamentais para este profissional que é tão importante na estrutura da saúde no Brasil, sobretudo em municípios do interior, formados por distritos, por localidades de difícil acesso, como Itabaiana”, afirmou.

Durante o encontro, o senador recebeu diversos agradecimentos dos Agentes Comunitários de Saúde pelo apoio às reivindicações da categoria. O evento também marcou a posse da presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias do Vale do Paraíba, Crisantes Muniz e teve ainda a presença do diretor da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários (Conacs), João Bosco, lideranças dos Agentes Comunitários de diversas regiões do Estado, e também o vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Junior (PSC), e os deputados federais Pedro Cunha Lima (PSDB) e Benjamim Maranhão (Solidariedade).

Comentar com Facebook

Comentários

Notícias relacionadas
Prefeitura de João Pessoa realiza higienização na UPA Oceania em ação preventiva ao coronavírus

Prefeitura de João Pessoa realiza higienização na UPA Oceania em ação preventiva ao coronavírus

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Oceania, no bairro de Manaíra, foi o primeiro equipamento de saúde da…
ABRADEP: Especialistas avaliam os desafios da mulher advogada no meio jurídico

ABRADEP: Especialistas avaliam os desafios da mulher advogada no meio jurídico

A Constituição e legislações infraconstitucionais brasileiras garantem a presença formal de direitos iguais entre homens e mulheres. A realidade, no…
Após auxílio para autônomos e informais, Ruy cobra auxílio para empregados e empresas

Após auxílio para autônomos e informais, Ruy cobra auxílio para empregados e empresas

Na luta contra a pandemia da Covid-19, uma grande conquista foi dada com o auxílio para trabalhares informais e autônomos.…
EUA ultrapassam China em número de casos e viram novo epicentro do coronavírus

EUA ultrapassam China em número de casos e viram novo epicentro do coronavírus

Com mais de 82 mil casos, os Estados Unidos se tornaram nesta quinta-feira (26) o país com mais casos confirmados de Covid-19…

Siga-nos Facebook

pmjp 1