DENÚNCIA: Prefeitura de Lucena joga livros didáticos válidos até 2022 no lixão da cidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

A gestão do prefeito Marcelo Monteiro nunca teve muito compromisso com a educação, como revelou relatório recente do Tribunal de Contas. Mas agora está ficando pior e até livros didáticos do ensino fundamental estão sendo jogados no lixão da cidade. Moradores enviaram imagens ao blog denunciando o fato:

Relatório apresentado pelo Tribunal de Contas, em 2019, revela que o prefeito Marcelo Monteiro sempre tratou a Educação com descaso.

De acordo com os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, do Ministério da Educação, o ensino fundamental piorou nos 7 anos da gestão do prefeito Marcelo Monteiro. O município só atingiu a meta do IDEB nos anos de 2007, 2009 e 2011 – na gestão do ex-prefeito Bolão – destacado em verde na tabela a seguir que avaliou a 4° série / 5° ano:

Desde o início da gestão do atual prefeito, em 2013, até o último levantamento, em 2017, Lucena jamais atingiu a meta projetada.

O mesmo ocorre na 8° série / 9° ano, Lucena só atingiu a meta projetada do IDEB em 2007, 2009 e 2011. Desde então, de 2013 até até 2017, o índice vem caindo drasticamente:

O que é o IDEB

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

Prefeito ostentação de Lucena já gastou R$ 320 mil com aluguéis de carros de luxo; valor daria pra comprar 10 veículos populares

Comentar com Facebook

Comentários

Notícias relacionadas
Escândalos de Luciene de Fofinho começam a aparecer e prefeita está sendo investigada pelo Ministério Público

Escândalos de Luciene de Fofinho começam a aparecer e prefeita está sendo investigada pelo Ministério Público

Primeiro a contratação de pavilhões por quase meio milhão de reais a uma empresa de um ex-vereador condenado por corrupção.…
ATENÇÃO MP: Candidato a prefeito de Lucena transporta eleitores no pau de arara; confira o vídeo

ATENÇÃO MP: Candidato a prefeito de Lucena transporta eleitores no pau de arara; confira o vídeo

O Ministério Público do Trabalho precisa intervir urgentemente em Lucena para evitar um desastre. A campanha de Alex Monteiro, sobrinho…
Governador declara apoio ao empresário Diego do Kipreço

Governador declara apoio ao empresário Diego do Kipreço

Candidato a prefeito de Bayeux, o empresário Diego do Kipreço conquistou o apoio do governador João Azevedo em audiência nesta…
Projeto de Diego Tavares que destina recursos de multas de trânsito para acessibilidade é destaque na TV e Rádio Senado

Projeto de Diego Tavares que destina recursos de multas de trânsito para acessibilidade é destaque na TV e Rádio Senado

O Projeto de Lei (PL) 4.937/2020, de autoria do senador Diego Tavares (PP-PB), e que propõe a aplicação de parte dos…

Siga-nos Facebook