pmjp 1

A estranha lentidão do TRE com os processos de cassação de Ricardo Coutinho

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Praticamente todos os TREs do Brasil já limparam a pauta em relação aos processos de cassação dos governadores eleitos em 2014, menos o Tribunal da Paraíba, que segue na lanterna e na contramão da celeridade que a sociedade exige.

Caminhando a passos de tartaruga, o TRE-PB precisou de três anos para julgar duas Aijes contra o governador Ricardo Coutinho, mesmo a atual legislação eleitoral prevendo que os processos de cassação de mandatos devem ser julgados até um ano a partir do momento em que a ação foi protocolada.

O mais curioso é que o TRE já iniciou julgamento de diversas Aijes e Aimes das eleições municipais de 2016, mas vem empurrando com a barriga a famosa Aije do Empreender, de 2014, considerado o processo de cassação mais “cabeludo” contra o governador RC.

No último processo julgado pelo TRE, com atraso de dois anos, o governador foi absolvido, mesmo com o contundente parecer do procurador eleitoral Marcos Queiroga, a favor da cassação.

A Aije do Empreender, que apura o uso eleitoreiro do programa de micro-crédito, tem elementos suficientes para cassar até um presidente da República, mas curiosamente será o último processo de cassação a ser julgado, ainda podendo ser jogado para 2018, ou seja, 4 anos após o cometimento do crime eleitoral e às vésperas de uma nova eleição.

Tudo convergindo a favor do governador Ricardo Coutinho.

Estranho, né?

“Justiça tardia nada mais é do que injustiça institucionalizada”. RUI BARBOSA

Comentar com Facebook

Comentários

Notícias relacionadas
ANÁLISE: Bolsonaro perde duelo com Doria, e governadores encurralam presidente

ANÁLISE: Bolsonaro perde duelo com Doria, e governadores encurralam presidente

O isolamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cresceu de forma exponencial nesta quarta-feira (25), e a crise sanitária do coronavírus coloca…
Julian Lemos, um raio de lucidez no bolsonarismo

Julian Lemos, um raio de lucidez no bolsonarismo

Foi muito difícil encontrar um bolsonarista lúcido, mas achei um, o deputado federal Julian Lemos. Geralmente os bolsonaristas acreditam que…
Pelo bem do Brasil, afastem o louco!

Pelo bem do Brasil, afastem o louco!

O chimpanzé metido a engraçado que todos chamam de presidente já percebeu que uma grande parte dos bolsonaristas começa a…

Siga-nos Facebook

Santa Rita