João Pessoa é a primeira colocada no ranking da Transparência Internacional pela 4ª vez

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

João Pessoa foi apontada pela quarta vez consecutiva como a Capital mais transparente do Brasil no ranking da ONG Transparência Internacional. O estudo, realizado mês a mês desde o início da crise de saúde provocada pelo novo coronavírus, mostra que a cidade continua sendo a melhor avaliada em todos os 46 itens da pesquisa, que avalia a boa divulgação dos dados referentes às contratações emergenciais, doações e medidas de estímulo econômico e proteção social em tempos de pandemia. Os resultados referendam também outros estudos já divulgados em anos anteriores por órgãos de controle externo, que apontam a transparência pública como um dos pilares do modelo de gestão desenvolvido na cidade desde 2013.

“É motivo de muito orgulho e satisfação vermos que João Pessoa é pela quarta vez primeiro lugar no ranking da Transparência Internacional. Desde a divulgação do primeiro estudo deles, em maio, já nos posicionávamos na primeira posição e continuamos nos aprimorando, buscando melhorar cada vez mais, atualizando e modernizando nossa divulgação de dados no portal da transparência. Esse resultado é um reflexo do bom trabalho feito por toda a nossa equipe, que soube a hora certa para cada ação adotada, desde o endurecimento das ações de isolamento social quando necessário, como também a flexibilização, que vem ocorrendo de maneira gradual e com base na ciência”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Para realizar o estudo, a instituição avaliou 46 itens dos portais da transparência dos 26 estados, Distrito Federal, das capitais e do Governo Federal. A metodologia foi ampliada nesta quarta edição do ranking e, além de analisar os dados sobre contratações emergenciais, também avaliaram as informações sobre doações efetuadas e recebidas, medidas de estímulo econômico e proteção social. A ONG Transparência internacional destaca que além de prejudicar o atendimento básico de saúde, a corrupção pode afetar também as tentativas dos governos de estimular a economia e ajudar as famílias em situação vulnerável.

“Esse resultado demonstra o grau de preocupação da gestão com a correta aplicação dos recursos públicos e o nível que vem alcançando já de algum tempo com relação à transparência. É um resultado importante que consolida ainda mais nosso trabalho neste momento crítico e atípico de pandemia, que coroa este esforço coletivo que a gestão vem fazendo. E é importante enfatizar que várias adequações continuam sendo feitas no portal para sempre disponibilizar da melhor maneira possível as informações aos cidadãos”, afirmou o secretário de Transparência de João Pessoa, Bira Pereira.

A Controladora-Geral do Município, Regina Santos, parabenizou toda a equipe envolvida e afirmou que o novo ranking demonstra que João Pessoa é, de fato, uma cidade comprometida com a transparência. “Esse quarto resultado positivo reflete a superação dos próprios limites e o comprometimento com a transparência pública por meio do fomento ao controle social. O povo de João Pessoa está de parabéns, porque mesmo neste contexto desafiador que a gente ainda vive da pandemia, a cidade tem a execução da sua despesa e a receita que propicia esta execução plenamente acessível ao cidadão. E isso fortalece as atividades de controle por toda a população. É um trabalho que envolve muitas mãos, muitos servidores, e estão todos de parabéns”, declarou.

Assessoria

Comentar com Facebook

Comentários

Notícias relacionadas
A esquerda paraibana precisa se livrar de Ricardo Coutinho o quanto antes

A esquerda paraibana precisa se livrar de Ricardo Coutinho o quanto antes

É inadmissível que a esquerda paraibana ainda dê moral para um mala como Ricardo Coutinho, preso na Operação Calvário e…
João Pessoa supera metas do IDEB e comprova qualidade da educação

João Pessoa supera metas do IDEB e comprova qualidade da educação

João Pessoa mais uma vez superou as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). No Ensino Fundamental I…
Diego Tavares não aceita candidatura da cunhada de Cartaxo e anuncia apoio a Cícero Lucena

Diego Tavares não aceita candidatura da cunhada de Cartaxo e anuncia apoio a Cícero Lucena

O ex-secretário de Desenvolvimento Humano de João Pessoa, Diego Tavares, anunciou na manhã desta segunda-feira (31), durante uma live, que…
ÁUDIO: Luciano Cartaxo começa a demitir contratados que não apoiam sua cunhada Edilma Freire; desempregada faz relato comovente

ÁUDIO: Luciano Cartaxo começa a demitir contratados que não apoiam sua cunhada Edilma Freire; desempregada faz relato comovente

Parece que a provável aliança entre o prefeito Luciano Cartaxo e o ex-presidiário Ricardo Coutinho tem tornado o prefeito tão…

Siga-nos Facebook