Levantamento feito por empresa paraibana revelando engajamento de Lula 9,6 vezes maior que Bolsonaro após decisão do STF é destaque na imprensa nacional

A revista Época, do grupo Globo e que tem circulação nacional, destaca levantamento realizado pela Ativa Web, especializada em monitoramento e análise de marcas, política e personalidades nas redes sociais, que aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, com engajamento 9,6 vezes maior que o presidente Jair Bolsonaro, sem partido, nas redes após elegibilidade.

A publicação repercute a performance dos dois personagens que mais polarizam no momento a corrida sucessória de 2022, isso após a decisão do ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou todos os processos nos quais figurava como réu no âmbito da Operação Lava Jato, devolveu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao debate político nacional e à sucessão presidencial de 2022.

No levantamento feito pela empresa do multimídia Alek Maracajá, o petista obteve, no dia 08 de março, data em que o STF anulou todas as suas condenações e processos no âmbito da Lava Jato, foi o de maior envolvimento de likes e comentários, tendo alcançado um pouco mais de 700 mil curtidas neste dia. Analisando o perfil da Rede mais popular do Brasil (Instagram), Lula tem 2.377.909 seguidores, tem uma média de 321.461 likes em 15 dias e 20 mil de comentários.

No mês de novembro de 2020, o petista tinha 1.889.624 seguidores, e, hoje, tem 2.379.124 seguidores, um crescimento de 489.500 novos adeptos em cinco meses.

Por sua vez, o atual presidente Jair Bolsonaro, que teve no dia 04 de março a data de maior envolvimento em relação ao número de likes e comentários, tendo alcançado um pouco menos de 850 mil likes, amargou no dia 10 de março a pior performance nas redes, justamente quando o petista fez uma transmissão ao vivo para falar da decisão do ministro Fachin.

O desempenho de Bolsonaro no Instagram mostra que mandatário do país tem 18.247.157 milhões de seguidores, uma média de 5% de engajamento com seus adeptos, que tem gerado 267,503 mil likes e 15 mil comentários em post em média nos últimos 15 dias.

Enquanto Lula cresceu quase 500 mil novos seguidores, Bolsonaro, nos últimos cinco meses, conquistou 335.232 novos adeptos.

Para Alek Maracajá, CEO da Ativa Web, empresa que desenvolveu o levantamento, “o retrato dos últimos 15 dias mostra claramente que o resultado do STF favorável à Lula animou a sua militância, que foi para as redes exaltar o nome do petista com muita força”.

“Em um momento de insegurança, falta de vacina, as pessoas com medo da pandemia, o desemprego aumentando, a falta de esperança no curto prazo, isso sem contar com problemas criados pelo próprio governo, equipe passando gafe em Israel, sem sombra de dúvidas, tudo isso contribui para um cenário de ressurgimento de Lula como alguém em condições reais não apenas de fazer o contraponto, mas de acirrar a polarização, numa espécie de avant première do que acompanharemos até as eleições do ano que vem”, completou.

A análise promovida pelo levantamento da Ativa Web descreve que a taxa de engajamento é uma das principais métricas usada por empresas, influenciadores digitais e políticos.

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