Campina

O legado de Helton René no Procon de João Pessoa

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Secretário mais longevo do Procon, é impossível falar de direito do consumidor sem lembrar de Helton René, que está na pasta desde 2013. Helton já pode ser considerado o secretário que mais durou na gestão do prefeito Luciano Cartaxo.

Prestes a sair do Procon para retornar à Câmara Municipal, é justo reconhecermos o legado de Helton à frente do Procon, que durante a sua gestão se tornou secretaria e ganhou muito mais força para defender o consumidor.

De discurso fácil e conhecimento de causa, o parlamentar não deixa a desejar quando o assunto é direito do consumidor. Formado em Direito e especialista na área, Helton é responsável por revolucionar a relação do Procon com a sociedade. Antes um órgão protocolar, hoje se tornou uma secretaria proativa na defesa do consumidor.

Ao fazer uma breve pesquisa na internet, o Procon de João Pessoa se faz muito presente nos meios de comunicação. Não é à toa que até as redes sociais da secretaria é a maior entre os órgãos de defesa do consumidor da Paraíba e serve como instrumento de denúncia a qualquer consumidor.

Antes limitado às audiências, que sequer detinham o poder de um título executivo judicial, hoje o Procon se coloca como uma das mais importantes secretarias do governo municipal, pois tudo quanto se trata de problemas no comércio e serviços essenciais; como água e energia, telefonia, planos de saúde, entre outros, o Procon aparece como uma ferramenta de proteção e defesa de consumidores das mais diversas classes sociais, de forma gratuita, rápida e ampla.

E amplo são os números que a secretaria ostenta em atendimentos pessoais. Só em 2019, o Procon alcançou quase 16 mil atendimentos no setor de fiscalização.  Gerando quase 3 mil atendimentos diretos em mais de 54 operações durante todo o ano. É mais que uma operação por semana.

No parlamento, Helton também tem trabalhado na defesa do consumidor, sendo um dos mais produtivos, mesmo estando licenciado da Casa Napoleão Laureano.

Muitas foram as conquistas durante a gestão de Helton René, como a possibilidade de compra de uma nova sede, a qual o recurso já está garantido; e de veículos, como uma nova unidade móvel para atender as demandas de bairros mais carentes.

A secretaria é a única no estado a ter um ônibus que serve para realização de audiências e atendimentos fora do centro da cidade.

Helton foi inegavelmente uma das melhores escolhas para comandar o Procon-JP nos últimos anos. Cartaxo acertou ao indicar um técnico – que também é político – para comandar uma pasta com tamanha importância. Talvez seja desse tipo de política que precisamos hoje em dia; a política técnica!

Comentar com Facebook

Comentários

Notícias relacionadas
Cadê o(a) candidato(a) Cartaxo?

Cadê o(a) candidato(a) Cartaxo?

O Carnaval passou e com ele chega a expectativa da escolha do sucessor – ou sucessora – do prefeito Luciano…
TERÇA-FEIRA DE FOGO: 6ª Turma do STJ precisa prender o Sergio Cabral da PB

TERÇA-FEIRA DE FOGO: 6ª Turma do STJ precisa prender o Sergio Cabral da PB

Sim, não somos tão desenvolvido como o Rio de Janeiro, mas também temos o nosso Sérgio Cabral! Antes da ‘quarta-feira…
Socorro Gadelha e o 'DNA Ribeiro'

Socorro Gadelha e o 'DNA Ribeiro'

Recém filiada ao PV, mesmo partido do prefeito Luciano Cartaxo, a secretária de Habitação de JP, Socorro Gadelha, talvez seja…
Coordenador das operações que prenderam Berg Lima e Ricardo Coutinho faz um desabafo: "Neste país só quem não pode pagar, fica preso"

Coordenador das operações que prenderam Berg Lima e Ricardo Coutinho faz um desabafo: "Neste país só quem não pode pagar, fica preso"

O promotor Octávio Paulo Neto tem feito história à frente do GAECO, grupo do Ministério Público responsável por investigar e…

Siga-nos Facebook

Santa Rita