Prefeito de Juazeirinho participa de reunião com presidente do Senado sobre inclusão dos municípios na Reforma da Previdência

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

A inclusão dos municípios na Reforma da Previdência foi tema de uma reunião decisiva em Brasília, nesta quarta-feira (10) com a participação do prefeito de Juazeirinho, Bevilacqua Matias (Avante) e do presidente do Senado, David Alcolumbre (DEM).

Bevilacqua representou a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e apresentou as dúvidas e necessidades dos prefeitos paraibanos em relação a reforma previdenciária. O encontro ocorreu na residência oficial da presidência do Senado na capital Federal.

De acordo com Bevilacqua, o receio dos prefeitos é em relação ao aumento do tempo de aposentadoria para funcionários municipais e as dificuldades para se regularizar essa medida através das câmaras de vereadores.

Bevilacqua alertou ainda sobre a interpretação do Ministério Público (MP) que poderá judicializar a questão, o que provocaria uma grande celeuma, haja vista que caso os municípios não sejam inclusos na Reforma, haverá dois tipos de Previdência, sendo o efetivo que ficará na Previdência Municipal e os comissionados e contratados que ficarão pelo Regime Geral.

Nesse sentido, Bevilacqua que falou em nome da Famup e outros prefeitos que representaram suas respectivas entidades e cidades, apresentaram emenda de destaque junto a Câmara Federal, com assinaturas de aproximadamente 100 deputados.

No entanto, o Governo e o presidente do Senado não queriam que passasse nenhum destaque neste sentido, haja vista que poderia tumultuar a votação do texto da Reforma da Previdência.

Desta forma, David Alcolumbre sugeriu que a inclusão dos municípios na Reforma da Previdência poderá ser votada, através de uma emenda paralela, quando o texto aprovado na Câmara chegar ao Senado.

Bevilacqua disse que foi uma luta intensa, mas que ficou feliz porque Juazeirinho participou ativamente das discussões de interesse Nacional, o que antes nunca havia acontecido. “Já tivemos reuniões com os presidentes do STF, da Câmara e do Senado, levando e reivindicando benefícios e defendendo causas nobres, tanto para a Paraíba quanto para o Brasil”, disse gestor juazeirinhense.

Finalizando, o prefeito agradeceu a recepção do presidente do Senado e ao apoio de diversos deputados de todo país às causas municipalistas.

“Representei a Famup por determinação do nosso presidente, George Coelho e fomos recebidos junto com o presidente da Federação dos prefeitos do Mato Grosso e o nosso presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi, pelo presidente do Senado e ele se comprometeu, tanto na questão da sessão onerosa, que vão ser verbas do pré-sal para os municípios receberem no final do ano, e também nesse acordo para incluir em agosto os municípios na Previdência. Isso de fato, é uma grande vitória”, pontua o gestor Juazeirinhense.

Comentar com Facebook

Comentários

Notícias relacionadas

Entre os 'paraíbas' e Bolsonaro, Julian Lemos ficou com o poder que não tem

Entre os 'paraíbas' e Bolsonaro, Julian Lemos ficou com o poder que não tem

Julian Lemos foi escorraçado e humilhado pelos filhos do presidente Bolsonaro, mas continua fiel. Porém, distante do núcleo duro do…
61,2% dos paraibanos reprovam governo de Bolsonaro; 50% avaliam como RUIM ou PÉSSIMO

61,2% dos paraibanos reprovam governo de Bolsonaro; 50% avaliam como RUIM ou PÉSSIMO

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 22, pelo Instituto Opinião, mostra que a avaliação do governo de Jair Bolsonaro vai de mal…
Temer afirma que Bolsonaro é a sua continuidade

Temer afirma que Bolsonaro é a sua continuidade

Após ter chegado à presidência da República em 2016 por causa de um golpe contra a então presidente Dilma Rousseff,…