Prefeitura de Campina Grande firma termo de cooperação técnica com município de Sorocaba

Com a presença do prefeito Bruno Cunha Lima e diversas autoridades da área de trânsito e transportes, a Prefeitura de Campina Grande, por meio do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito, coordenado pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), realizou, na manhã desta quinta-feira (01), no Teatro da Unifacisa, a abertura do II Seminário Municipal de Redução de Acidentes de Trânsito. Durante o evento, o prefeito Bruno, o superintendente, Carlos Dunga Júnior e o representante da Prefeitura Sorocaba (SP), Nelson Tadeu Cancellara,  assinaram um termo de cooperação entre Campina Grande e o município paulista, para o intercâmbio de ações na área tecnológica.

Iniciando os discursos, de forma remota, o secretário Adrualdo de Lima, enalteceu a iniciativa da administração municipal, através do superintendente Dunga Júnior, pelo trabalho realizado a frente da autarquia, destacando a relevância com que o município trata as demandas relacionadas à segurança viária.

Em seguida, o prefeito Bruno, ao fazer uso da fala, saudou os presentes e parabenizou aos que fazem a superintendência de trânsito pelo evento, e em seguida, externou em breve histórico, as ações administrativas voltadas a mobilidade, enfatizando os avanços alcançados no sistema de transporte público, principalmente com a utilização das inovações tecnológicas desenvolvidas pela gestão municipal.

Logo em seguida, o superintendente Carlos Dunga, destacou os avanços no transporte público ao longo da atual gestão, através da redistribuição de rotas a partir do uso tecnológico, e ainda, os estudos em estados avançados, para a restauração da malha ferroviária e a integração entre os demais modais de transporte público, encerrando a sua fala, ressaltando sobre o funcionamento do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), destacando o norteamento das ações da autarquia de trânsito, seja no plano educativo, nas demandas de engenharia ou fiscalização.

Paulo Guimarães, do ONSV, fez a sua participação, destacando na sua fala, a proeminência de Campina Grande nas ações do Maio Amarelo, e que ao longo dos dez anos de existência do movimento, a cidade foi destaque por três anos consecutivos.  Em seguida, destacou os avanços tecnológicos utilizados durante sua gestão, quando secretário de trânsito, em São José dos Campos, (SP).

Por fim, o secretário de planejamento, Félix Neto, apresentou os projetos estruturantes para a cidade, dentre eles o da feira central. Logo em seguida, os representantes do IBGE, apresentaram os dados de Campina Grande no censo demográfico de 2022.

Segundo dia

Em continuidade ao seminário, nesta sexta-feira (02), aconteceu uma reunião conjunta do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN) e da Câmara Temática do PNATRANS (CTPNAT), em que, além de contar com a participação dos membros das duas entidades, durante o evento, estiveram presentes diversas autoridades do estado.

Conduzindo o momento, o superintendente Carlos Dunga, destacou a importância do evento, em que, os atores do sistema nacional de trânsito, se reúnem para discutir as boas práticas da mobilidade.

A seguir, Nelson Cancellara, presidente Parque Tecnológico de Sorocaba – SP, apresentou as ações desenvolvidas no centro tecnológico, e o quanto tem contribuído nas demandas viárias.

Como última etapa do seminário, Dunga agradeceu a participação de todos e convidou aos presentes para uma visita técnica as novas instalações da STTP.

O evento contou ainda com as presenças de Adrualdo de Lima Catão, titular da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran); de Paulo Guimarães – CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV); de Carlos Dunga Júnior, superintendente da STTP, Félix Araújo Neto, secretário de planejamento (Seplan); de Marcos Daniel de Souza, diretor do Departamento de Regulação da Mobilidade e Trânsito Urbano da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana no Ministério das Cidades; de  Nelson Tadeu Cancellara, presidente Parque Tecnológico de Sorocaba – SP; de Roberto Salgado Beato, superintendente Estadual do IBGE na Paraíba; de Danilo Oliveira, presidente da Comissão de Direito do Trânsito da OAB – BA; de Carlos Eduardo da Luz, agente de trânsito no Município de Cruz das Almas – BA, representantes do batalhão de trânsito da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além de diversas autoridades em âmbito municipal e estadual.

Comentar com Facebook

Comentários

Opinião

Mais Lidas

Outras Notícias