alpb 2

ALIADOS DE CUNHA E TEMER: Bolsonaro nomeia Carlos Marun e José Carlos Aleluia para o conselho de Itaipu

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

O presidente Jair Bolsonaro nomeou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para o conselho de Itaipu Binacional, hidrelétrica que fica na fronteira com Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e Cidade del Leste, no Paraguai Itaipu. Também foram reconduzidos aos cargos de conselheiros, entre outros, Carlos Marun, ex-ministro de Michel Temer, e o ex-deputado e delatado da Odebrecht José Carlos Aleluia (DEM-BA).

O ministro de Minas e Energia Almirante Bento Albuquerque — Foto: Aleam

As nomeações foram publicadas em edição extra desta sexta-feira (15) do “Diário Oficial da União” e assinadas por Bolsonaro e o próprio ministro de Minas e Energia.

As nomeações valem até maio de 2024.

As nomeações podem estar ligadas aos partidos do chamado Centrão, um bloco informal na Câmara dos Deputados que reúne parlamentares de legendas de centro e centro-direita. Nas últimas semanas, Bolsonaro tem articulado uma aproximação com o grupo.

O Centrão é menos conhecido por suas bandeiras e mais pela característica de se aliar a governos diferentes, independentemente da ideologia. Os votos desse bloco podem corresponder até à metade dos 513 parlamentares e serem decisivos na aprovação ou rejeição de uma matéria.

Assim como em outras gestões, as negociações de Bolsonaro com o Centrão envolvem a distribuição de cargos aos partidos, que terão o direito de indicar aliados para as vagas.

Carlos Marun

Carlos Marun foi ministro-chefe da Secretaria de Governo do ex-presidente Michel Temer. Ele foi indicado ao cargo de conselheiro em Itaupu por Temer, mas afastado em março de 2019.

À época, Marun teve a nomeação questionada por uma ação popular e pelo Ministério Público Federal junto à 6ª Vara Federal de Curitiba. Em primeira instância, o pedido foi negado. Na apelação à segunda instância, o relator do processo, desembargador federal Rogério Favreto, suspendeu o ato de nomeação em liminar. No julgamento de mérito pela 3ª Turma do TRF-4, a decisão foi revertida.

Marun foi o deputado que dançou após a Câmara dos Deputados impedir o prosseguimento de denúncias contra Temer.

José Aleluia

O ex-deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) — Foto: Michel Jesus / Câmara dos Deputados

Comentar com Facebook

Comentários

Notícias relacionadas
Inaldo Andrade assume a Presidência da Câmara de Bayeux e determina o retorno das sessões; população poderá acompanhar pelo Youtube

Inaldo Andrade assume a Presidência da Câmara de Bayeux e determina o retorno das sessões; população poderá acompanhar pelo Youtube

Logo após assumir a Presidência da Câmara Municipal de Bayeux, o vereador Inaldo Andrade (Republicanos) decidiu retomar as atividades parlamentares,…
Pedro Cunha Lima segue no mesmo erro do pai

Pedro Cunha Lima segue no mesmo erro do pai

Cássio foi um bom senador da República. Representou a Paraíba como poucos e logo ocupou o cenário político nacional com…
CASO DOS FANTASMAS: Desembargador chegou a considerar a necessidade de mais uma prisão cautelar para Berg Lima

CASO DOS FANTASMAS: Desembargador chegou a considerar a necessidade de mais uma prisão cautelar para Berg Lima

Durante a sessão do Tribunal de Justiça nesta quarta, 20, que por 12 x 1 afastou Berg Lima da prefeitura…
Romero determina convocação de mais 457 aprovados em Processo Seletivo da Saúde

Romero determina convocação de mais 457 aprovados em Processo Seletivo da Saúde

O prefeito Romero Rodrigues determinou, na tarde desta segunda-feira, 18, a convocação imediata de mais 457 candidatos aprovados no Processo…

Siga-nos Facebook